quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sobre o post anterior e otras cositas más

Pequena retificação de informações:
Não são apenas três, mas quatro linhas e meia. Digo quatro e meia, pois a linha 4 bifurca-se no meio do caminho (em linha 4 e linha 4A). Claro que pode-se pensar o inverso, ou seja, as linhas 4A e 4 unem-se em linha 4. De qualquer modo, acho válido dizer quatro linhas e meia.
E a questão das estações verdes, vermelhas e verdes e vermelhas, isto só ocorre nas linhas 2, 4 e 5 e apenas em horários mais movimentados. Na 1 (e também na 2, na 4 e na 5 em horários calmos) os trens param em todas as estações. E sobre a linha 3, caso alguém tenha estranhado o fato de eu não ter dito nada sobre ela: não há o que se dizer sobre ela, a linha 3 não existe, não me perguntem a razão de isto se dar.

Pequena adição de informações:
No final de 2009 três novas estações foram inauguradas. A linha 1, que ia até a estação Escuela Militar, agora chega até Los Dominicos, ponto mais oriental da cidade que se pode chegar de metrô. A linha 5 também ganhou recentemente novas estações - quatro, para ser exato -, chegando a Pudahuel, mais ao leste de Santiago. E estão sendo construídas mais sete estações na linha 5, que chegará até Plaza de Maipu; a previsão de início de funcionamento é dezembro deste 2010. Não tem como comparar com o nosso triste caso de Porto Alegre, que, há anos, precisa de uma rede de metrô mais eficiente. As novas são que, após um ano e sete meses, temos 64% da obra concluída, que, quando pronta, terá 4 novas estações e chegará até Novo Hamburgo. Não há dúvida de que é um grande progresso, mas está longe de estar bom. E a tão sonhada linha 2 parece continuar não passando de sonho.

Pequena ratificação de informações:
Só ratifico que o Metrô de Santiago é muito eficiente, a ferrovia é um meio de transporte público no qual vale a pena investir - acho que isso não é novidade a ninguém. Teremos, para a copa em 2014, faixas de trânsito rápido para ônibus na Assis Brasil, na Protásio, na Bento também - penso que seja isso, não sei de todos os detalhes. Acho muito válido investimento para melhoria do transporte público rodoviário, que também é triste em Porto Alegre, mas um sistema de metrô como o de Santiago definitivamente é algo em que deveríamos nos espelhar.

E sobre São Paulo: nunca fui, mas sei que o metrô é bastante desenvolvido, o que já é um ponto positivo, um passo a frente. Se há superlotação (o que também ocorre em Porto Alegre, seja no trem ou no ônibus) são outros problemas, outros quinhentos ou, como se diria em Portugal, são outros trinta.

Fica o vácuo.

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