quinta-feira, 30 de setembro de 2010

hum, dois

hum

há pouco tive uma epifania. é o seguinte: desde os tempos da escola, a sintaxe atazana minha mente. sempre tive um bloqueio com o que diz respeito a período composto, seja ele por coordenação ou por subordinação. aliás sempre dizia que nada de útil tinha toda essa classificação esdrúxula. e não é que, ao ler, na gramática de Cunha e Cintra, que uma oração predicativa pode assumir o lugar de um predicativo, tudo ficou claro subitamente? o mais engraçado é que, por muitos anos, eu quis entender isso e não consegui (querer não é poder) e agora, já conformado com o fato de que eu nunca entenderia, a luz se fez, fiat lux!

pois bem: se não encontraste a luz ainda, não desanimes! ou desanima... quem sabe não a encontras sem querer escondida num beco que pensavas ser sombrio.

p.s.: continuo sem achar utilidade para tais classificações.

dois

descobri um negócio deveras interessante: existe uma música chamada gurizada medonha. há alguns dias a expressão me veio à cabeça e, não sei por que razão, nela se instalou. hoje resolvi colocar no google, como fiz com abobado(a) da enchente, para ver o que descobriria de interessante. pesquisar abobado da enchente já foi enriquecedor (!), mas saber que existe um rock no mundo chamado gurizada medonha me rendeu algumas boas gargalhadas.

expressões gauchescas: as mais afudê. (não se usa gurizada medonha no resto do país, não é?)

Um comentário:

  1. meu deus, acabo de ler um post do saramago, o problema é que ele já morreu!
    tu ta escrevendo cada vez mais parecido com ele e depois eu que sou a fãzinha fanática (ok, tu nunca me chamou assim)
    hahaha
    e como assim uma música de rock chamada gurizada medonha? é avacalhação, né?

    ResponderExcluir